terça-feira, 13 de novembro de 2012

APRESENTAÇÃO


Trabalhando a narrativa em sala de aula

O gênero Conto


Emília, de testinha franzida,
não sabia como começar.
Isso de começar não é fácil.
Muito mais simples é acabar.
Pinga-se um ponto final e pronto;
ou então escreve-se um latinzinho:
FINIS. Mas começar é terrível.

De Monteiro Lobato
Em Memórias da Emília



Falar e escrever bem, na nossa sociedade, é saber utilizar os recursos da língua de maneira adequada para que a comunicação pretendida seja realizada em sua plenitude. Assim, o professor de Língua Portuguesa deve motivar o aluno a refletir sobre as possibilidades da utilização da língua, dentro de determinados contextos de comunicação, para que ele possa se expressar bem nos diversos gêneros textuais e, dessa maneira, atingir seus objetivos. O objetivo do trabalho realizado com os alunos do 6º Anos C e D, da Escola Estadual Flora Prestes Cesar, em Sarapuí, SP, foi de possibilitar o conhecimento de diferentes narrativas: de contos de fadas, de contos tradicionais, de fábulas para que, além de desenvolverem com proficiência a escrita, despertassem, também, para o gosto pela leitura. O resultado final do trabalho tinha como proposta a confecção de livros de contos que seriam impressos e, posteriormente, mostrados às demais salas/séries da escola.
Características da narrativa foram trabalhadas tendo como base exemplos retirados de livros didáticos, principalmente de SARMENTO (2009). 
Profa. Cileide N.L. Silva

SARMENTO, Leila Lauar. Português: leitura, produção, gramática. 3. ed. São Paulo: Moderna. 2009.


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