Trabalhando a narrativa em sala de aula
O gênero Conto
Emília, de
testinha franzida,
não sabia como
começar.
Isso de começar
não é fácil.
Muito mais
simples é acabar.
Pinga-se um
ponto final e pronto;
ou então
escreve-se um latinzinho:
FINIS. Mas
começar é terrível.
De
Monteiro Lobato
Em Memórias da Emília
Falar
e escrever bem, na nossa sociedade, é saber utilizar os recursos da língua de
maneira adequada para que a comunicação pretendida seja realizada em sua
plenitude. Assim, o professor de Língua Portuguesa deve motivar o aluno a
refletir sobre as possibilidades da utilização da língua, dentro de
determinados contextos de comunicação, para que ele possa se expressar bem nos
diversos gêneros textuais e, dessa maneira, atingir seus objetivos. O objetivo
do trabalho realizado com os alunos do 6º Anos C e D, da Escola Estadual Flora
Prestes Cesar, em Sarapuí, SP, foi de possibilitar o conhecimento de diferentes
narrativas: de contos de fadas, de contos tradicionais, de fábulas para que,
além de desenvolverem com proficiência a escrita, despertassem, também, para o
gosto pela leitura. O resultado final do trabalho tinha como proposta a
confecção de livros de contos que seriam impressos e, posteriormente, mostrados
às demais salas/séries da escola.
Características da narrativa foram trabalhadas tendo como base
exemplos retirados de livros didáticos, principalmente de SARMENTO (2009).
Profa. Cileide N.L. Silva
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