Após a produção das HQ a partir da fábula "O cão e o lobo", foi feita uma apresentação, utilizando data show, das características e sugestão da utilização do programa "Hagáquê - Editor de Histórias em Quadrinho, para realizar uma nova produção.
Seguem, abaixo, arquivos da apresentação, bem como os vídeos utilizados para ilustrar a apresentação.
OBS.: os materiais utilizados para a confecção dessa apresentação foram retirados de internet, de sites, de blogs e de livros didáticos e técnicos.
Apresentação de um modelo de HQ produzido pela professora no Programa Hagáquê (UNICAMP - endereço:http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/validate.php?lang=pt-BR )
Após as apresentações, foi solicitada a produção de uma nova HQ seguindo as orientações a seguir:
OBS.: os materiais utilizados para a confecção dessa apresentação foram retirados de internet, de sites, de blogs e de livros didáticos e técnicos.
Apresentação de um modelo de HQ produzido pela professora no Programa Hagáquê (UNICAMP - endereço:
HQ produzidos por alunos dos 6º Anos C e D
HQ - Anna Claudia (6º Ano D) - Meio Ambiente - utilizado o programa Hagáquê. |
HQ - Raphaela e Rarissa (6º Ano D) - Meio Ambiente |
HQ - Pedro, Vitória e Zilda (6º Ano D) - Inclusão |
HQ - Vitória Jamile (6º Ano D) Saúde. |
HQ Antonio (6º Ano C) - Meio Ambiente |
HQ - Amanda (6º Ano C) - Meio Ambiente. |
Sugestões bibliográficas:
BARBOSA, A.; RAMOS, P. & VILELA, T. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (orgs.). 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
MENDONÇA, M.R.S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, A.; MACHADO, A.R. & BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 4.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 194-207.
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.
Sugestões de vídeos:
1 - Dicas para criar HQs (histórias em quadrinhos)
2 - Olhar Digital - Crie suas próprias histórias em quadrinhos!
3 - Conhecendo o Hagáquê_ editor de histórias em quadrinhos
4 - Evolução das histórias em quadrinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário