A atividade a seguir foi retirada do livro
didático (LD): Português: leitura,
produção, gramática, de autoria de Leila Lauar Sarmento, 3ª ed., 2009, p.
118-121.
Características
das Histórias em quadrinhos (HQ): “narrativa em quadros que emprega a linguagem não
verbal, combinada ou não com a verbal. A fala ou o pensamento dos personagens
normalmente aparecem em balões, escritos em letras de forma, maiúsculas e
desenhadas à mão.” SARMENTO (2009, p. 119)
Para inserir o aluno no contexto dos HQ,
primeiramente, foram passadas todas as características dos HQ, tais como, recursos
gráficos: tipos de balões, linhas de movimento, onomatopeias, interjeições, metáforas
visuais, expressões do rosto, texto do narrador ou legenda etc. Para contemplar
o aprendizado, foi utilizada uma proposta do LD em que consistia na leitura de
uma fábula: “O cão e o lobo” dividida em esquema de quadros. Seguindo um
roteiro, os alunos deveriam traçar em folha de sulfite oito quadrinhos
retangulares e recontar a fábula em desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário